quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Linha da Frente : Enredados

Linha da Frente é um programa emitido pela RTP1, que retrata diversas realidades vividas.
No episódio transmitido no dia 04/01/2012, é-nos apresentado um dos perigos relacionados com a utilização excessiva da Internet: a dependência.
Muitos dos jovens entrevistados, ao longo desta reportagem, têm consciência que passam demasiado tempo em frente de um computador, dispensando qualquer tipo de interação social para além daquela que fazem através das redes sociais ou jogos online. Também ficamos a conhecer casos de jovens que recebem tratamento psicológico devido ao vício, a opinião de especialistas no tema e alguns sinais de alerta, relacionados com o abuso da utilização do computador, que facilmente podem ser detetados pelos pais.
A intencionalidade deste documentário está diretamente ligada à construção da nossa identidade enquanto profissionais de educação. Sabendo que o estilo de vida actual cria uma sociedade sob stress, onde as preocupações quotidianas imperam sobre a vida familiar, uma nova geração de crianças cresce sem o acompanhamento parental de outros tempos, com o computador como companheiro.
Como não existe uma formula mágica para mudar as mentalidades, o educador tem a "tarefa" de transformar as novas tecnologias em ferramentas educativas, que podem valorizar o ensino, criando formas divertidas e inovadoras de aprender.    
Reportagem:

"Enredados"

Sem comentários:

Enviar um comentário